Ouça ao vivo

Região pode ter 44 novos leitos de enfermaria infantil

Foto: Guilherme Pierangeli

Uma reunião na Prefeitura de Campinas na sexta-feira (6) definiu que 44 novos leitos de enfermaria infantil poderão ser abertos na região, sendo 30 em Sumaré e outros 14 em Campinas. A abertura depende do financiamento do estado. Segundo a Prefeitura, as estruturas começarão a funcionar quando os recursos forem repassados. A proposta é que sejam abertos mais seis leitos no Mário Gatti, oito no Hospital de Clínicas da Unicamp, e mais 30 no Hospital Estadual de Sumaré, que também é vinculado à Unicamp.

Participaram da reunião representantes do estado e dos principais hospitais de Campinas que atendem pelo SUS, como Unicamp, PUC, Maternidade e Rede Mário Gatti, além do secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, e o prefeito, Dário Saadi.

Dario justificou que situação atual em Campinas, em que há fila de espera por leitos de enfermaria infantil, é agravada pelo aumento de pessoas de outras cidades buscando atendimento ou sendo encaminhadas para hospitais de Campinas. O normal, segundo o prefeito, seria 20% dos atendimentos serem de pacientes de fora, mas, este número já teria ultrapassado 30%. “Há necessidade, não só para este ano, mas também para o futuro, da reabertura da enfermaria de pediatria do Hospital Estadual de Sumaré, Campinas tem atendido 30% de pacientes da região, a cidade não se nega, e nunca vai se negar a atender crianças da região, mas é necessário que a região possa ter mais leitos e mais estrutura”.

A reunião ocorreu após a abertura de um procedimento por parte do Ministério Público questionando a prefeitura de Campinas e o governo do estado sobre as providências tomadas por conta da lotação de leitos de enfermaria e UTI pediátricas. “A gente já estava reunido com a PUC desde terça-feira passada, já estamos tratando, então vejo com naturalidade, a gente vai encaminhar o Ministério Público está cumprindo seu papel, é natural da função dele”.

Segundo a Prefeitura, a reunião já estava agendada desde terça-feira, após encontro entre representantes da Prefeitura e do Hospital da PUC Campinas, mas decidiu-se ampliar o número de participantes para buscar soluções mais abrangentes para o problema.

O Prefeito comentou ainda sobre o hospital pediátrico Mário Gattinho, uma das principais promessas de campanha dele. A proposta é que no prédio em que funcionaram os hospitais Metropolitano e Mário Gatti Amoreiras seja criado um hospital exclusivamente pediátrico, com a transferência da ala de pediatria do hospital Mário Gatti, incluindo pronto-socorro, enfermaria e UTI.

Em 13 de abril o Mário Gatti Amoreiras, que atendia adultos com síndromes respiratórias, foi desativado, e a Prefeitura anunciou que uma vistoria seria feita, e um cronograma de obras de adaptação seria anunciado, o que não ocorreu até o momento. “O cronograma de obras está sendo concluído, o que tem feito são obras internas, adequação da rede de gás, parte elétrica, tudo isso está sendo concluído, não só o estudo, mas os orçamentos, os prazos de entregas, os prazos de obras, e a gente vai anunciar em breve, mas queremos anunciar já com as situações resolvidas”. Segundo Dário, o prédio já está passando por ajustes para ser convertido em um hospital pediátrico.

*Atualizado às 15h55.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.