Diferentes setores da economia já apresentaram ideias à Prefeitura de Campinas que visam contribuir com o projeto de revitalização do centro da cidade.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Urbano da Regional do Secovi em Campinas, Alan Cury, a instituição propôs a instalação de um bonde na região.
“Nós propomos quatro ou cinco linhas, mas, obviamente, esse é um estudo inicial que carece um pouco mais de detalhamento, mas também passando pela GARE central. Então, a pessoa poderia descer na GARE, pegar o bonde e circular pelo centro.”
A ideia é que o bonde atenda os usuários do Trem Intercidades que deve ligar a capital ao interior, além de atrair a população de Campinas que deixou de frequentar o centro da cidade.
Essa combinação, segundo Cury, vai potencializar diferentes setores da economia.
“O Trem Intercidades vai chegar. Infelizmente boa parte do campineiro já não mais frequenta o centro e não sabe o que está havendo ali. Então, mais do que uma revitalização, a gente entendeu que a requalificação, sim, seria o caminho. Qualificar no sentido de atrair e potencializar essas vocações, mas sempre levando em consideração a habitação, a hotelaria, a vida noturna, a gastronomia, que no centro era muito pujante e hoje carece de um pouco de estímulo.”
Assim como o Shopping Popular proposto pelo sindicato dos camelôs, o Trem Intercidades do Governo do Estado é uma das apostas da Prefeitura para revitalizar o Complexo Ferroviário de Campinas. No entanto, não há previsão para o início das obras.