CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Corte de verbas para Instituto Federal de São Paulo gera protesto em Campinas

A crise no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o anúncio do Ministério da Educação de corte de verbas motivou um protesto de estudantes da unidade de Campinas, no

Corte de verbas para Instituto Federal de São Paulo gera protesto em Campinas
Foto: Valéria Hein

A crise no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o anúncio do Ministério da Educação de corte de verbas motivou um protesto de estudantes da unidade de Campinas, no Satélite Íris. O bloqueio nacional de verbas é de 7,3%,  impactando diretamente o orçamento anual de institutos e universidades federais. 

Na unidade de Campinas, são 153 mil reais a menos na verba destinada para este segundo semestre, com impactos nos contratos de energia, manutenção, jardinagem, entre outros. Os estudantes utilizaram faixas e cartazes durante o protesto que se concentrou na Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Rua Heitor Lacerda Guedes, onde fica a unidade. Houve também a adesão de funcionários da unidade do IFSP de Campinas.

De acordo com o estudante de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Magalhães, da organização estudantil, o protesto tem a intenção de mostrar à sociedade a situação que o  Instituto Federal de São Paulo enfrenta e demonstrar a indignação dos estudantes. “Se não demonstrarmos nossa indignação, fica fácil para o Governo Federal anunciar novos cortes”.

Marcos Magalhães considera que este corte é mais uma estratégia para sucatear o ensino público, na tentativa de fazer parecer que não funciona. “E é mentira, a qualidade deste campus é sensacional e os professores são todos doutores, mas o plano é diminuir a qualidade para poder terceirizar.  Esse é o projeto de destruição da Educação Pública de qualidade”.

A unidade Campinas do Instituto Federal de São Paulo informou que está finalizando um plano de contingência para superar essa restrição e reduzir os impactos.

Compartilhe

Conteúdos