Ouça ao vivo

“Junho Vermelho” reforça importância da doação sangue diante dos baixos estoques

Guilherme Pierangeli/CBN Campinas

Estamos no Junho Vermelho, mês dedicado a destacar a importância da doação de sangue. Nesta época do ano as doações caem, e os estoques dos bancos de sangue ficam em níveis preocupantes. Segundo o Hemocentro da Unicamp, dos oito tipos de sangue disponíveis, sete têm estoque em nível crítico, e um em estado de alerta. Nenhum é considerado estável.

O dia 14 de junho, é considerado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por conta disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas realizou o “Dia D” para a doação de sangue. O arquiteto Carlos Coutinho soube disso após ver uma publicação da CBN Campinas nas redes sociais, e aproveitou a data para realizar a doação. “Estava olhando o Instagram e apareceu uma notícia da CBN falando que hoje era o Dia D do Junho vermelho, entrei em contato com o hospital e aproveitei a oportunidade pra fazer o bem, entre chegar, a triagem, e o lanchinho foram 10 minutos, é rapidinho, vale a pena”.

O empresário Francisco Silva saiu de Hortolândia e foi até o Centro de Hematologia para fazer a doação. Ele afirmou já ter pedido a conta sobre quantas vezes doou sangue. “Acho que é a sexta vez, sempre doei, para ajudar ao próximo mesmo”.

O médico Leandro Grilo, responsável pelo Centro de Hematologia, destacou que a doação não é apenas um ato para ajudar desconhecidos, mas também conhecidos, ou a própria pessoa. “O conceito que a gente tem que ter de estoque de sangue não é para os outros, é para a gente mesmo, hoje estamos bem, mas daqui a pouquinho podemos precisar de uma transfusão, se tiver algum acidente, ou alguma coisa”.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas funciona anexo ao hospital Irmãos Penteado, na esquina das avenidas Júlio de Mesquita e Benjamin Constant, no Cambuí. O atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 14h, e embora não haja necessidade de agendamento, é recomendável realizá-lo pelo Whatsapp (19) 2514-1555.

Em Campinas também é possível doar sangue no Hemocentro da Unicamp, e na unidade do Hemocentro no Hospital Mário Gatti. O Hemocentro também realiza coletas no Hospital Estadual de Sumaré e no Hemonúcleo de Piracicaba. Mais informações podem ser obtidas no site agendamento.hemocentro.unicamp.br.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, e pesar no mínimo 50kg. É obrigatório levar documento oficial com foto, e informar o endereço completo de onde reside. Não pode doar quem estiver com gripe, ou ter feito endoscopia nos últimos seis meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.