Ouça ao vivo

Operação combate pirataria na internet e cumpre mandados na região de Campinas

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Operação 404, comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na região de Campinas.

O foco da investigação é combater a transmissão ilegal de conteúdo na internet, a chamada pirataria digital.

Foram quatro mandados em Hortolândia, e um em Campinas.

Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-los para assinantes do serviço de pirataria.

O coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Alessandro Barreto, explica que os criminosos criavam mapas e eventos no metaverso, sistema digital que ainda está em desenvolvimento.

Um dos mandados, inclusive, foi cumprido no metaverso. O objetivo era procurar interessados em plataformas de vídeos.

O esquema era mantido também com a publicidade das plataformas.

“Com cada vez mais cliques nos conteúdos, o sistema automatizado gerava mais publicidade. Esse dinheiro é lícito, mas a atividade que gerava isso não”, explica.

A operação também aconteceu em outros dez Estados brasileiros, além da cooperação das polícias do Reino Unido e Estados Unidos.

Os agentes bloquearam 266 sites e 461 aplicativos de streaming pirata e removeram perfis e páginas de redes sociais e de buscadores da internet.

Dos sites bloqueados, seis eram dos Estados Unidos e 53, do Reino Unido.

A estimativa é que o crime de violação de direito autoral tenha causado prejuízo de R$ 306 milhões.

A pena é de prisão, que pode variar de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo para obter lucro.

Já quem utiliza esse serviço pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Guarda municipal acusado de matar jovem será julgado em Campinas

Acontece na tarde desta segunda-feira (13) o julgamento do guarda municipal acusado de ter matado Gustavo Henrique da Silva, em janeiro de 2020, em Campinas. O julgamento vai acontecer no fórum da cidade.

O corpo de Gustavo Henrique da Silva, de 26 anos, foi encontrado num barranco na Avenida Norte-Sul. as investigações apontaram que foi um agente da Guarda Municipal quem efetuou o disparo contra a vítima, em legítima defesa.

Polícia Civil faz nova fase da operação contra a “Família Fala Fina”

A Delegacia de Investigações Gerais de Americana prendeu um homem, de 29 anos, por infrações de trânsito e associação criminosa no bairro Jardim Nova Hortolândia, em Hortolândia. A ação foi parte de uma segunda etapa da operação que desarticula atividades ligadas ao tráfico de drogas na região de Hortolândia, ligada à chamada “Família Fala Fina”.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.