Ouça ao vivo

Operação Rapina: PF combate quadrilha que ataca caminhoneiros nas estradas

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal faz nesta quinta-feira a Operação Rapina, para desarticular a organização criminosa especializada em roubo de cargas nas estradas do interior de São Paulo.

Em parceria com o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, foram identificados que ao menos nove roubos foram cometidos pela mesma quadrilha entre julho de 2020 e março de 2022.

“Eles param os motoristas em postos de combustíveis, ou até mesmo nas rodovias, e mandam ele descer. A quadrilha já está com um outro caminhão pronto para fazer o transbordo da carga. São vários itens que eles roubam, desde cigarros, até plásticos e bebidas”, diz o delegado Fernando Augusto Battaus

Foram cumpridos, nesta quinta-feira, oito mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão em Campinas, Monte Mor e Sumaré.

A esposa de um dos integrantes da quadrilha, que era a “motorista” que buscava os ladrões após os roubos, também foi presa. Um segue foragido e um nono integrante é conhecido, mas ainda está sob investigação.

Segundo a polícia, a quantidade de material apreendido, como celulares, notebooks e anotações, é suficiente para dar andamento às investigações para descobrir em quais outros crimes eles também participaram.

O delegado da Polícia Federal de Campinas afirma que a quadrilha é altamente especializada e tem agilidade para cometer os crimes.

“Os transbordos não são realizados nas rodovias. Eles levam para outros lugares para transportar a carga para o caminhão deles. São pessoas que tem relação, trabalham em empresas e aprendem como é o serviço logístico”, explica Edson Geraldo de Souza.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de organização criminosa e roubo. As penas, somadas, podem chegar a 24 anos de prisão.

O nome da operação faz menção à forma como os crimes aconteceram: roubo com violência, e foi comandada por uma equipe especializada em roubo de cargas criada na unidade da Polícia Federal em Campinas em dezembro do ano passado. É a primeira da região a atuar exclusivamente nesse tipo de roubos na região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Polícia Civil faz nova fase da operação contra a “Família Fala Fina”

A Delegacia de Investigações Gerais de Americana prendeu um homem, de 29 anos, por infrações de trânsito e associação criminosa no bairro Jardim Nova Hortolândia, em Hortolândia. A ação foi parte de uma segunda etapa da operação que desarticula atividades ligadas ao tráfico de drogas na região de Hortolândia, ligada à chamada “Família Fala Fina”.

Dois são presos por maus-tratos a animais em Campinas; eles vieram de Belém

A Polícia Civil de Campinas prendeu duas pessoas por maus-tratos a animais. Eles faziam o transporte irregular e em condições insalubres. Foram resgatados três cães e três gatos. Segundo a equipe do 11º Distrito Policial, que investiga o caso, os animais teriam saído de Belém, no Pará, no último sábado, e fariam parte de uma rota de comércio de pets.

Mulher é morta pelo ex no DIC V e homem é preso em Paulínia

Uma mulher foi morta pelo ex-companheiro na noite desta quinta-feira pelo companheiro no DIC V, em Campinas.

Patrícia Alves dos Santos, de 37 anos, tinha uma medida protetiva contra o companheiro, mas isso não foi suficiente para evitar que ele cometesse o crime. O crime aconteceu na casa onde ela morava.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.