Campinas registra 7 casos de racismo religioso em cinco meses

Foto: Arquivo/Prefeitura de Campinas

Sete pessoas denunciaram casos de racismo nos cinco primeiros meses do ano ao Centro de Referência dos Direitos Humanos e Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa de Campinas.

De acordo com a gestora do Centro de Referência, Jacqueline Damázio, até agora todos os relatos são de racismo religioso.

“Todos os casos que temos até agora a gente considera e pode ser retratado como racismo religioso porque são todos ligados, destinados a pessoas praticantes tanto da umbanda, quanto do candomblé, que são religiões de matriz africana.”

O número de casos de racismo já representa mais que a metade do total registrado em todo o ano passado, quando a Prefeitura recebeu 12 denúncias.

Para Jacqueline, o número é resultado de um trabalho de conscientização sobre a pauta racial.

“O nosso carro-chefe é a formação em escolas, em empresas, em diferentes espaços que nos solicitam. Então, eu também acredito que essa conscientização das pessoas que acabam sendo nossos parceiros e trazem os casos de racismo fazem que esses casos aumentem. E hoje nós temos o reconhecimento de práticas racistas pelas respectivas vítimas e essas pessoas nos procurando também.”

O Centro de Referência presta serviços de educação, acolhimento e direcionamento de denúncias às autoridades, se esse for o desejo das vítimas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa está na Avenida Francisco Glicério, número 1269, quarto andar.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 771 7767 ou pelo telefone  3232-6431.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.