A Prefeitura de Campinas entregou oficialmente as obras de modernização e reforma do Terminal Barão Geraldo.
O evento de entrega contou com a participação do prefeito, Dário Saadi, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, os vereadores Zé Carlos (PSB), presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini e Jair da Farmácia.
Segundo Riverete, o grande objetivo é trazer mais conforto para o usuário do transporte público. “Fizemos várias adequações, novos vestuários, revisão elétrica de tudo, plantio para deixar um espaço bonito e aconchegante. Conversei com alguns usuários daqui, eles aprovaram e fizeram algumas sugestões, como de colocar mais jardinagem, a gente já vai verificar isso. É isso, é cada vez mais melhorar os espaços dos terminais, para levar qualidade ao usuário do transporte público.”
Iniciada em janeiro deste ano, as obras foram finalizadas no último mês de junho, se concentrando na cabine de controle e na ala dos motoristas. O piso superior da cabine foi reconstruído, junto com um espaço para refeições.
Na ala inferior, houve a construção de sanitários e um novo fraldário. Os banheiros utilizados pelo público em geral receberam pisos, a instalação de portas de alumínio nos boxes e na entrada, a recuperação dos vidros das esquadrias, além de pintura das paredes e portas. Além de uma nova caixa d’água, também houve revisão das instalações elétricas, incluindo a substituição de quadros e da fiação da área da cabine. A ala superior também recebeu novos vestiários
De acordo com o presidente da Emdec, o foco agora é a licitação do transporte, além da entrega do BRT. “É importante dizer que nós ouvimos a sociedade, fizemos algumas adequações em razão do que foi falado nas audiências, por isso que levou um tempo, e está próxima a publicação. É uma coisa complexa, não é fácil, não estou dando desculpa, mas eu preciso falar, é uma licitação que vai falar dos próximos 15 anos do transporte público e tem que ter uma segurança jurídica para que possa dar tudo certo.”
No local circulam 22 linhas de ônibus do transporte público coletivo. Ao todo, elas transportam cerca de 26,4 mil usuários nos dias úteis.