Setor de beleza registra evasão de 43% dos profissionais

Foto: Arquivo CBN

O fim das restrições de funcionamento impostas durante as fases agudas da pandemia de Covid-19 não significou a volta à normalidade para a maioria das empresas.

Para os empreendedores do setor de beleza os desafios pós-pandemia são a concorrência com profissionais do ramo que migraram para o trabalho autônomo e a falta de mão de obra qualificada para preencher as vagas de emprego e manter os atendimentos. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), José Augusto dos Santos, 43% dos estabelecimentos do setor não conseguiram repor as equipes e 53% ainda registram queda de faturamento.

“Somente 40% dos salões estão com números iguais a 2019, o que é ruim porque em 2019 nós tínhamos inflação e aumento do dólar. Nesse cenário, com 40% dos salões vendendo igual e o restante vendendo entre 30% e 40% menos, é um cenário bastante delicado de recuperação para o setor.” 

A solução para o problema, segundo Santos, é facilitar a entrada de novos profissionais de beleza por meio de convênios com instituições de ensino, como a que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve firmar no próximo mês. 

“70% da nossa força de mão de obra são mulheres e 92% dessa mão de obra feminina é a principal renda familiar. Então a gente deve assinar no começo de agosto uma parceria para promover as escolas porque a barreira, teoricamente, é o custo da formação.”

O presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) informou que o faturamento de manicures gira em torno de três salários mínimos, enquanto os cabeleireiros podem faturar até dez salários mínimos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Inscrições para o Vestibular 2026 da Unicamp encerram em 1º de setembro 

PF apreende computadores em fintech de Campinas investigada na Operação Carbono Oculto

Incêndio destrói fábrica de espuma em Americana; duas pessoas inalaram fumaça

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.