Setor de beleza registra evasão de 43% dos profissionais

Foto: Arquivo CBN

O fim das restrições de funcionamento impostas durante as fases agudas da pandemia de Covid-19 não significou a volta à normalidade para a maioria das empresas.

Para os empreendedores do setor de beleza os desafios pós-pandemia são a concorrência com profissionais do ramo que migraram para o trabalho autônomo e a falta de mão de obra qualificada para preencher as vagas de emprego e manter os atendimentos. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), José Augusto dos Santos, 43% dos estabelecimentos do setor não conseguiram repor as equipes e 53% ainda registram queda de faturamento.

“Somente 40% dos salões estão com números iguais a 2019, o que é ruim porque em 2019 nós tínhamos inflação e aumento do dólar. Nesse cenário, com 40% dos salões vendendo igual e o restante vendendo entre 30% e 40% menos, é um cenário bastante delicado de recuperação para o setor.” 

A solução para o problema, segundo Santos, é facilitar a entrada de novos profissionais de beleza por meio de convênios com instituições de ensino, como a que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve firmar no próximo mês. 

“70% da nossa força de mão de obra são mulheres e 92% dessa mão de obra feminina é a principal renda familiar. Então a gente deve assinar no começo de agosto uma parceria para promover as escolas porque a barreira, teoricamente, é o custo da formação.”

O presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) informou que o faturamento de manicures gira em torno de três salários mínimos, enquanto os cabeleireiros podem faturar até dez salários mínimos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

região sul de Campinas concentra maior número de pessoas em vulnerabilidade

População considera Campinas agradável, mas reconhece desigualdade social, aponta pesquisa

Piscina cai de carreta e interdita faixa do Anel Viário em Campinas

Campinas inicia Refis 2025 na sexta-feira com até 70% de desconto em juros e multas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.