Ouça ao vivo

Vendas e locações de imóveis caem na região no primeiro semestre

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

As vendas e locações de imóveis residenciais caíram na Região de Campinas no primeiro semestre. É o que aponta uma pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SP (Creci SP) com 92 imobiliárias da região. O acumulado do primeiro semestre teve queda de 41,6% nas vendas e de 85,5% nas locações.

José Augusto Viana Neto, presidente do CRECI-SP, explica o motivo da baixa no setor. “Na área de venda o problema é juros, que muito altos tiraram a possibilidade de compra de muitas pessoas, e na área das locações nós estávamos com o mercado altamente positivo, muito aquecido, com números bem acima do normal no ano passado, e evidente que a tendência seria de queda mesmo para este ano, estamos apenas alugando menos para novos inquilinos, mas as locações anteriores têm se mantido”.

Ele afirmou ainda que capitais e cidades do porte de Campinas sofrem mais com medidas econômicas como o aumento da taxa Selic, e que houve regiões do estado de São Paulo que tiveram resultados positivos. Apesar disso, ele faz uma previsão otimista para o segundo semestre. “Deve haver uma melhora porque, com o descolamento da taxa de juros do financiamento imobiliário da Selic, nós estamos em um período de estabilidade de juros, com possibilidade de queda, inclusive”.

A pesquisa traz ainda detalhamentos sobre os negócios realizados. As vendas de casas tiveram 44% dos imóveis com áreas entre 101 e 200 m². Em relação aos apartamentos, 71% dos negociados foram de dois dormitórios. Já nas locações, 58% dos negócios foram relacionados a casas, e 41% a apartamentos. A faixa de valor de aluguel com mais negócios foi a entre R$ 751 e R$ 1.000, com 25% do total de transações.

A pesquisa considerou respostas de profissionais de 20 cidades da região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.