Ouça ao vivo

Candidaturas não influenciarão no andamento da Câmara de Campinas, diz presidente

Foto: Guilherme Pierangeli

No começo do mês a Câmara de Campinas retomou as atividades após o recesso de julho, iniciando os trabalhos do segundo semestre na casa. Semestre que promete ser diferente do habitual, já que um fator pode influenciar o andamento dos trabalhos: 10 dos 33 vereadores serão candidatos nas eleições de outubro.

Concorrerão ao cargo de deputado estadual oito vereadores. São eles: Eduardo Magoga (Podemos), Higor Diego (Republicanos), Luiz Cirilo (PSDB), Mariana Conti e Paulo Búfalo (PSOL), Paolla Miguel (PT), Permínio Monteiro (PSB) e Rodrigo da Farmadic (União Brasil). Arnaldo Salvetti (MDB), concorrerá ao cargo de Deputado Federal, e Professor Alberto (PL), concorre como suplente ao senado na chapa de Marcos Pontes (PL).

Para o Presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PSB), o fato de praticamente um terço dos vereadores serem candidatos não irá prejudicar o andamento das atividades na casa. “Independente do processo eleitoral, das eleições gerais de outubro, a Câmara de Campinas continua seu trabalho de elaborar leis, fiscalizar o executivo, atender a população, e atuar pelo bem da cidade, a cada dois anos nós temos eleiões no país, e a Câmara nunca parou, os vereadores em primeiro lugar sempre priorizaram o eleitor que o elegeu para um mandato na Câmara Municipal”.

Questionado sobre se pautas polêmicas, que exigem comprometimento dos candidatos, seriam postergadas neste semestre, Zé Carlos afirmou que não há nenhuma “pauta bomba” prevista para o semestre, e que temas importantes serão debatidos na casa até o final do ano.

Ele destacou ainda que medidas serão tomadas para evitar conflito de interesses entre os vereadores que são candidatos. “Determinamos critérios claro para separar a atuação parlamentar da campanha, está proibida, por exemplo, a campanha nas dependências, exceto dentro dos gabinetes, além disso está proibida a veiculação de propaganda eleitoral no carro da Câmara, e eles não poderão conceder entrevistas durante as sessões”

Ao contrário de ocupantes de cargos do executivo, ocupantes de cargos do legislativo, como vereadores, deputados e senadores, não precisam deixar o cargo para concorrer a outro cargo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.