A Secretaria de Saúde de Campinas intensificou a vacinação de crianças contra a pólio, conhecida como paralisia infantil. Cerca de 60 escolas públicas municipais e estaduais da cidade irão receber as equipes de saúde para que as crianças recebam as doses dentro das unidades de ensino até o dia 9 de setembro, data de encerramento da campanha de vacinação.
O objetivo da ação é ampliar o número de imunizados, uma vez que a cobertura vacinal está abaixo do esperado. No município, quase 9.800 crianças foram vacinadas contra a pólio desde 8 de agosto, o que representa 17% do público-alvo, composto por crianças de 1 a 4 completos, independente de já terem tomado todas as doses na rotina. O ideal, e a meta, é chegar a pelo menos 95% do público alvo vacinado.
A vacinação se dará da seguinte forma: uma data será marcada em cada escola para a ida das equipes, e os pais serão avisados previamente. As carteirinhas de vacinação deverão ser entregues nas escolas para que a vacina, em gota, seja aplicada. Os enfermeiros também podem avaliar a necessidade de aplicar doses que estejam em atraso, já que estão disponíveis as 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e dos adolescentes.
As vacinas também podem ser buscadas nos Centros de Saúde de Campinas. As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento 30 minutos antes do horário de fechamento de cada unidade.