A pandemia aumentou consideravelmente o número de compras online, inclusive de itens que antes habitualmente muitos não compravam pela internet. É o caso das compras de supermercado. Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) aponta que metade dos consumidores já fizeram compras de supermercado pela internet.
A jornalista Angele Berdat conta que começou a fazer compras de mercado justamente no início da pandemia, e que hoje prefere fazer as compras pelo aplicativo pela praticidade. “Eu perco menos em supermercado, eu tento o máximo fazer compras online”.
O analista de sistemas, Junior Donadon, também passou a fazer compras de mercado online durante a pandemia, e isso se tornou um hábito. “A partir dali eu percebi que era muito mais vantajoso fazer compra online, estou em casa, seleciono produtos, marcas, analiso preços, tenho desconto de 10%, 20%, e entrega em casa, normalmente com entrega grátis”.
A pesquisa da Apas mostra o crescimento do número de clientes nos mercados online durante a pandemia. Em 2020 apenas 16% dos entrevistados já haviam feito alguma compra de supermercado pela internet. Neste ano o número passou para 50%. Além disso, dentre os que nunca compraram online, 30% afirmaram que terem esta intenção.
E uma das várias plataformas de compras online existentes atualmente, que atua em mais de 120 cidades no estado de São Paulo, afirma ter registrado crescimento de 400% em compras programadas entre 2020 e o início de 2022 em todo o estado.