Ouça ao vivo

Caged: Campinas fecha julho com saldo positivo de 2 mil empregos

Foto: Flávio Botelho/ Arquivo CBN

Campinas fechou o mês de julho com saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Caged divulgados nesta semana, o saldo é de 2.067 postos de trabalho. Foram 18.291 admissões e 16.224 demissões. Todos os setores tiveram saldo positivo, mas a alta foi puxada pelo setor de serviços, com saldo de 702 vagas, seguido do comércio, com 568 vagas. Na indústria o saldo foi de 391 vagas; A construção civil gerou 379 postos, e a agropecuária 27. No acumulado do ano Campinas tem saldo positivo de 12.768 vagas, com pouco mais de 131 mil admissões e 118 mil desligamentos.

A alta em Campinas segue a tendência do país. A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,1%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor índice desde dezembro de 2015.

O Professor de Economia da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho afirma que os números são animadores, mas faz uma ressalva sobre a qualidade das vagas criadas. Se considerarmos os últimos anos, onde tivemos saldos negativos recorrentes, diante dos desafios enfrentados, chegar neste momento com o saldo bastante positivo nos anima, é claro que temos que ver a qualidade dos empregos gerados, mas os resultados são animadores, que nos próximos meses a gente possa aumentar este saldo, colocando mais gente no mercado de trabalho formal”.

Diante do bom momento, muita gente se anima para buscar um emprego, e o garçom Serenilson Alves foi até Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), buscar uma vaga. “A tendência é melhorar, graças a Deus a situação melhorou com as vacinas, e esperamos que o mercado de trabalho se expanda, abra as portas para todos os profissionais, tá difícil a situação para todos e a gente tem que correr atrás de nossos objetivos”.

Um fator importantíssimo na hora de buscar um emprego é a qualificação. Trabalhadores com algum tipo de curso ou treinamento possuem maiores chances de se enquadrar em vagas oferecidas, e o CPAT está oferecendo mais de 5,5 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, em parceria com instituições. Os cursos podem ser conferidos no site do CPAT, o cpat.campinas.sp.gov.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.