Ouça ao vivo

Câmara opta por Comissão de Estudos e não investigará Zé Carlos isoladamente

As denúncias de corrupção passiva que envolvem o presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos, não serão apuradas separadamente em uma CPI, mas sim em uma Comissão Especial de Estudos, que pretende analisar todos os contratos do Legislativo desde o início do ano passado. O autor do pedido, Jorge Schneider, já conseguiu as 11 assinaturas necessárias para iniciar os trabalhos e afirmou que está descartada uma votação de perda do mandato, independentemente do inquérito feito pelo Ministério Público.
Foto: Divulgação/Câmara de Campinas

Um dia depois das discussões políticas entre vereadores impedirem a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suspeita de corrupção passiva contra o presidente do Legislativo, Zé Carlos (PSB), a Câmara de Campinas colheu 11 assinaturas para realizar uma Comissão Especial de Estudos (CEE) e analisar todos os contratos e licitações feitos pela Casa desde o início da atual legislatura, em janeiro de 2021.

O autor do protocolo foi o vereador Jorge Schneider (PL). Segundo o parlamentar, Zé Carlos já é investigado pelo Ministério Público, que obteve áudios nos quais o presidente e o subsecretário de Relações Institucionais, Rafael Creato, conversam com o empresário Marcelo Palma sobre contratos da TV Câmara, com conteúdo considerado pelo MP um pedido de propina, e por isso não é necessária uma nova investigação na Câmara.

Jorge Schneider cita uma denúncia contra ele próprio, já arquivada, para evitar acusar Zé Carlos apesar da publicação dos áudios e descarta votar a perda do mandato do presidente até o fim da CEE, independentemente da investigação do MP.

Com o número necessário de assinaturas já colhido, a Câmara pretende iniciar já na próxima segunda-feira, 3 de outubro, os trabalhos da Comissão Especial de Estudos, que tem 90 dias para apresentar os documentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.