Ouça ao vivo

Campinas fecha agosto com chuvas e temperatura próximas da média histórica

Foto: Valéria Hein

A temperatura e a quantidade de chuva ficaram ligeiramente acima das médias em Campinas no mês de agosto. A temperatura teve uma leve oscilação, pois a média histórica é de 20,4 graus, e neste ano ficou em 20,5 graus. Já em relação às chuvas, agosto é o mês com a menor média, com apenas 25,2 mm. Neste ano Campinas registrou 28,1 mm ao longo de agosto.

O cenário não difere muito do registrado no estado e também nas nascentes dos rios que compõe o Sistema Cantareira. A média histórica de chuvas no Cantareira é de 33,9mm , e neste ano forma registrados 39,6 mm. Isso impacta diretamente no nível do reservatório, que é o menor desde 2015, quando o estado vivia a crise hídrica. Na ocasião o Cantareira operava no chamado volume morto, com -13,7% da capacidade.

Neste ano o Cantareira fechou agosto com 32,7% da capacidade preenchida, 3,6 pontos percentuais a menos que no mês anterior, quando o reservatório registrava o nível de 36,3%. E um ano antes o nível era de 37,1%. O reservatório abastece boa parte da Grande São Paulo e também a região da bacia PCJ, o que inclui a região de Campinas. Com os rios com níveis baixos devido à falta de chuvas, há a liberação de água do Cantareira para que o abastecimento das cidades não seja comprometido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.