Ouça ao vivo

Caso Ouro Verde volta ao Supremo Tribunal Federal

Foto: Carlos Bassan/PMC

A discussão sobre se o Caso Ouro Verde, que investiga o esquema de desvio de verbas do Hospital Ouro Verde, em Campinas, é de competência da Justiça Federal ou Estadual voltou ao Supremo Tribunal Federal.

O Ministério Público de São Paulo entrou com recurso contra a decisão da Primeira Turma que manteve, por unanimidade, o posicionamento do ministro Alexandre de Moraes no julgamento de um habeas corpus de um dos réus que foi detido na segunda fase da operação.

A defesa argumentou que houve utilização de verba federal do Sistema Único de Saúde no esquema instalado no Hospital Ouro Verde, e que a competência para processar e julgar ações penais relativas a desvios de verbas do SUS é da Justiça Federal.

O Ministério Público Federal, que já havia sido notificado pela 1ª Vara Federal de Campinas para se manifestar sobre os autos, solicitou a suspensão da tramitação até que o STF decida definitivamente o que vai acontecer.

O envio do caso à Justiça Federal pode fazer com que a operação, que começou em 2017, volte à estaca zero e tenha denúncias feitas pela Promotoria anuladas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.