CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Escolas suspendem aulas por preparativos para eleição

Muitas escolas da região suspenderam as aulas total ou parcialmente na sexta-feira (30) para que as salas de aula fossem preparadas para a votação deste domingo (2). Em Campinas, Secretaria

Escolas suspendem aulas por preparativos para eleição
Foto: Guilherme Pierangeli

Muitas escolas da região suspenderam as aulas total ou parcialmente na sexta-feira (30) para que as salas de aula fossem preparadas para a votação deste domingo (2). Em Campinas, Secretaria Municipal de Educação disponibilizou 73 das 210 escolas da rede municipal à Justiça Eleitoral para serem postos de votação. As escolas da rede estadual que funcionam onde haverá votação também não tiveram aula na sexta-feira.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Rao, no Parque Industrial, Patrícia Grasseschi, explica que a responsabilidade por organizar as sessões é da escola. “Olha, Primeiro a gente organiza a sessão, lugar dos mesários, lugar pra deixar objetos, e mais a urna, identificar as sessões, colocar a lista dos candidatos, aí a gente coloca as urnas nas sessões, fazemos os testes, pra ver se está condizente com a sessão, tudo direitinho”.

Ao todo, Campinas conta com 263 locais de votação e 2494 seções eleitorais, para uso dos 878 mil eleitores, 4,1% a mais do que em 2020, quando a cidade contava com 844 mil habitantes aptos a votar. Dentre o total, 470 mil são mulheres, o equivalente a 53,5%; homens são 46,3%.

Campinas tem o terceiro maior colégio eleitoral de São Paulo, perdendo para a capital e para Guarulhos. Houve uma explosão no número de eleitores com 16 e 17 anos: crescimento de 222% de 2020 para 2022, saltando de 2.700 para 9 mil. Já os eleitores com mais de 69 anos em Campinas totalizam 101 mil.

Conteúdos