Ouça ao vivo

Mercado de games sofre com alta de preços pós pandemia

Não há dados oficiais, mas é fato que o mundo do colecionismo de games se multiplicou nos momentos iniciais e no pós-pandemia. Milhares de novos colecionadores disputam jogos, videogames e acessórios nos mais diversos espaços de venda online e offline. E essas buscas crescentes criam uma espécie de efeito bolha em parte do mercado, motivado pelo desejo de compra e, sobretudo, pela nostalgia.

Clique no player abaixo para ouvir o programa na íntegra:

Recentemente, após os tristes eventos da pandemia do COVID 19, tivemos uma transformação significativa dos hábitos e do comportamento das pessoas.  Para se ter uma ideia, durante o período mais intenso do distanciamento social, itens de bens de consumo não essenciais, nas categorias de moda, acessórios e beleza, apresentaram queda na procura.

Por outro lado, as buscas por delivery no Google cresceram mais de 400% em 2020, assim como pesquisas por “como fazer comida em casa” tiveram aumento de 110%.

Este descompasso nos hábitos de consumo geraram um impacto direto da perda aquisitiva em 64% da população do segundo semestre de 2020 até o primeiro deste ano de 2022, em função da crise financeira, segundo uma pesquisa do centro de estudos em finanças da Fundação Getúlio Vargas.

Outro mercado, profundamente modificado, foi o do entretenimento. Multiplicou-se a oferta de plataformas de streaming nos últimos anos e o mercado de games teve um aumento de mais de 140% nas transações financeiras das principais plataformas online, segundo um estudo feito pela Visa.

O fato é que nunca se jogou tanto. Sobretudo em razão das vantagens, neste caso do home office, que somados a flexibilidade do horário de trabalho. O isolamento social também trouxe solidão.

E a solidão, refletida pela lembrança de dias livres, onde era possível estar com os amigos e amigas, trouxe uma conexão direta com a infância.

Não há dados oficiais, mas é fato que o mundo do colecionismo de games se multiplicou nos momentos iniciais e no pós-pandemia.

Milhares de novos colecionadores disputam jogos, videogames e acessórios nos mais diversos espaços de venda online e offline. E essas buscas crescentes criam uma espécie de efeito bolha em parte do mercado, motivado pelo desejo de compra e, sobretudo, pela nostalgia.

Para entender um pouco mais sobre este momento, conversamos com o Souji, um youtuber brasileiro, radicado nos Estados Unidos, que acompanha de perto a cena do colecionismo de games.

Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN


Para você que estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário.

Tem algum comentário sobre o novo formato do podcast? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Quero saber sua opinião, me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.