Ouça ao vivo

Pesquisa aponta os comportamentos que mais irritam os motoristas

Foto: Guilherme Pierangeli

Estamos na Semana Nacional de Trânsito, e neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que o foco das entidades ligadas ao setor seja em campanhas de orientação com o objetivo de alertar que fortes emoções, como raiva e medo, não devem fazer parte do dia a dia do trânsito.

Mas o que será que mais irrita os motoristas no trânsito? Uma pesquisa da CCR, grupo que controla concessionárias como a Autoban, apontou que o maior incomodo dos motoristas são os outros motoristas que usam celular enquanto dirigem. Esta resposta foi dada por 31% das pessoas ouvidas, que puderam escolher mais de uma opção. O segundo problema que mais incomoda são motoristas que “costuram” os outros veículos, com 25%.

Em seguida vêm os motoristas que dirigem devagar na faixa da esquerda e os que não olham para o retrovisor, ambos problemas citados por 20% dos motoristas. E fechando o “top 5” de comportamentos que incomodam os demais motoristas está o ato de dirigir muito devagar, com 19%.

Mas quando há uma análise levando-se em conta o gênero, há diferenças. Por exemplo, 20% dos homens se incomodam com motoristas que trafegam devagar, enquanto 13% das mulheres apontaram isso. Já 21% das mulheres se mostraram incomodadas com motoristas que dirigem muito próximo do carro da frente, enquanto essa resposta foi dada por 15% dos homens.

Fabiano Adami, gerente de operações da CCR AutoBAn, comentou os resultados. “Essa pesquisa trouxe essa informação, que nos preocupa, todos esses comportamentos podem causar acidentes, a gente percebe a falta de educação no trânsito, dos motoristas, que não estão preocupados com a própria segurança e a dos outros motoristas”.

Um fato que chamou a atenção da CCR durante a consulta é que 7% dos motoristas ouvidos não estavam usando cinto de segurança durante a consulta. O levantamento foi realizado entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em 11 praças de pedágio localizadas em sete rodovias do estado.

Mas, e no trânsito de Campinas? O que será que mais irrita os motoristas?

O Edinaldo Felix, Motorista de App, afirmou que é a falta de respeito dos outros motoristas. “A falta de respeito, pessoal não dá seta, não respeita, quer ultrapassar quando não pode, não dá preferência para os pedestres”. Celso Tasso, aposentado, citou os problemas estruturais, como falta de vagas e semáforos sem sincronia. “Às vezes a gente vem na cidade e não tem lugar pra parar, dirigindo às vezes um semáforo abre e o outro fecha”. Já os motociclistas ouvidos citaram como principal problema as “fechadas” que sofrem de motoristas de outros veículos, além da falta do uso de seta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.