Ouça ao vivo

PF cumpre mandado em Paulínia em operação contra esquema de “pirâmide financeira”

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, uma operação com o objetivo de desarticular uma organização que praticava fraudes por meio de pirâmide financeira. Até o momento, estima-se que mais de 400 pessoas teriam sido lesadas, em valores que podem ultrapassar R$ 30 milhões. Na região de Campinas, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Paulínia.
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, uma operação com o objetivo de desarticular uma organização que praticava fraudes por meio de pirâmide financeira. Até o momento, estima-se que mais de 400 pessoas teriam sido lesadas, em valores que podem ultrapassar R$ 30 milhões.

Na região de Campinas, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Paulínia. Ao todo, foram nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Itapema, Porto Belo e Videira e ainda nas cidades paulistas de Paulínia e Osasco.

Foram apreendidos veículos, documentos, joias, telefones celulares, relógios e recolhidos os passaportes dos dois principais investigados. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

De acordo com informações da PF, a organização é composta por um conglomerado de 15 empresas e atuou entre os anos de 2017 e 2020, baseada em Santa Catarina e São Paulo, tendo captado clientes para supostos investimentos em criptoativos e outros negócios, prometendo lucros além dos existentes no mercado. 

O grupo, porém, operava na forma de pirâmide financeira, mediante a negociação de valores mobiliários sem a devida autorização do Banco Central ou da Comissão de Valores Mobiliários.

Até o momento, 11 pessoas foram indiciadas pela prática de vários crimes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mulher é morta pelo ex no DIC V e homem é preso em Paulínia

Uma mulher foi morta pelo ex-companheiro na noite desta quinta-feira pelo companheiro no DIC V, em Campinas.

Patrícia Alves dos Santos, de 37 anos, tinha uma medida protetiva contra o companheiro, mas isso não foi suficiente para evitar que ele cometesse o crime. O crime aconteceu na casa onde ela morava.

Operação Fire Danger prende 5 por desvio de combustível em Leme

Em uma grande operação da Delegacia de Investigações Gerais de Limeira, Grupo de Operações Especiais e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, cinco pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra uma quadrilha que furta combustível dos dutos da Transpetro.

Polícia prende homem que teria participado de tentativa de latrocínio no Jardim Florence

A Delegacia de Investigações Gerais de Campinas prendeu, nesta quinta-feira, um homem que teria participado do ataque a um casal no Jardim Florence, em fevereiro, para tentar roubar a motocicleta que eles estavam. De acordo com a investigação, o homem seria um dos três integrantes da quadrilha. O segundo foi identificado e segue foragido, e o terceiro ainda não foi identificado.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.