Ouça ao vivo

Exposição na Prefeitura apresenta participações de Campinas na Copa do Mundo

Foto: Guilherme Pierangeli

Foi aberta nesta semana a exposição “Campineiros na Copa do Mundo”, com fotos da participação de campineiros nos mundiais e também registros do fotojornalista Rodrigo Villalba registradas nas duas últimas copas. Villalba, que está prestes a ir para a terceira copa consecutiva, fez no mundial de 2018 uma foto que ganhou muito destaque: dois braços de jogadores, um negro e um branco, com as mãos dadas.

A foto foi feita no jogo entre Polônia e Senegal, e ganhou destaque no mundo todo, sendo considerada símbolo da igualdade racial. “Ela conta não só a história do campineiro, eu, na Copa do Mundo, como de jogadores que nasceram em Campinas ou estavam atuando em clubes campineiros quando foram convocados, para mim é gratificante estar na Copa do Mundo, são os melhores em todas as áreas, é uma copa cara, difícil, restrita e pra mim é muito emocionante e gratificante estar nessa copa”.

Jogadores radicados em Campinas que participaram de Copas do Mundo estiveram presentes na abertura da exposição. Um deles foi Careca, que disputou as copas de 1986 e 1990. “Sempre bom demais estar participando desses momentos que a história deixou registrado, e tem tudo a ver com Campinas, sou de Araraquara mas tudo aconteceu no Guarani, sou grato, estou muito feliz”.

Renato Morungaba, que disputou a copa de 1982, também esteve no evento. “É uma coisa que emociona, comecei a jogar profissionalmente em Campinas, é uma realização bonita, fiquei emocionado por estar fazendo parte disso”.

O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, falou sobre um dos motivos da exposição no Paço Municipal, e os planos de Campinas para a Copa do Mundo. “Começa a criar um clima de copa em Campinas, estamos finalizando nesta semana os estudos do local para os campineiros assistirem a Copa, e logo será anunciado, a ideia é um ponto central para os campineiros assistirem aos jogos do Brasil”.

A exposição fica até dia 15 de novembro no Paço Municipal e também na Sanasa, e depois vai para a Estação Cultura.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.