CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Mesários poderão usar dados do Denatran para identificar eleitores

Como nem todos os eleitores cadastraram a biometria junto à Justiça Eleitoral, os mesários vão adotar três condutas diferentes para os identificar durante as eleições de 2022. Os mesários vão

Mesários poderão usar dados do Denatran para identificar eleitores
Como nem todos os eleitores cadastraram a biometria junto à Justiça Eleitoral, os mesários vão adotar três condutas diferentes para os identificar durante as eleições de 2022. Os mesários vão usar o sistema biométrico para identificar os eleitores que registraram as digitais. Quem não cadastrou a biometria precisará apresentar um documento oficial com foto. Existe […]

Como nem todos os eleitores cadastraram a biometria junto à Justiça Eleitoral, os mesários vão adotar três condutas diferentes para os identificar durante as eleições de 2022.

Os mesários vão usar o sistema biométrico para identificar os eleitores que registraram as digitais. Quem não cadastrou a biometria precisará apresentar um documento oficial com foto. Existe ainda a possibilidade de identificar o eleitor por meio da biometria que consta no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No entanto, segundo a chefe de Cartório Eleitoral da Zona 379, Egle Prado, a identificação do eleitor por meio de dados do Denatran pode causar lentidão.

Com ou sem biometria, a Justiça Eleitoral orienta que todas as pessoas que vão votar levem documento de identificação com foto e título de eleitor físico ou digital.

Outro ponto importante é sobre o telefone celular. O eleitor vai poder usar o aparelho para mostrar o título digital, mas será obrigado a deixar o celular com o mesário antes de seguir para a cabine de votação, local onde não é permitido usar nenhum equipamento eletrônico.

Neste ano, 40% dos parques eleitorais do estado de São Paulo vão usar urnas eletrônicas e terminais de mesários modelo 2020, o que vai dar mais agilidade ao processo de votação.

Egle Prado reafirma a segurança das urnas eletrônicas e a transparência da apuração dos votos. 

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções do país vão estar abertas das 08h às 17h do horário de Brasília. Com a mudança, a apuração dos resultados deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. 

Conteúdos