Primeiro reservatório de água de Campinas poderá ser tombado

Foto: Guilherme Pierangeli

O primeiro reservatório de água de Campinas poderá ser tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que aprovou o início de estudos para analisar a necessidade da preservação da estrutura subterrânea que existe sob a Praça Carlos Zara, mais conhecida como Praça das Águas, na região do bairro Ponte Preta.

O reservatório foi inaugurado há 131 anos, com capacidade para 3 milhões de litros, mas foi desativado na década de 1990 pela Sanasa. O pedido de tombamento partiu do foi feito pelo professor e especialista em mobilidade urbana, Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, que é frequentador da praça.

Um dos motivos apontados pelo professor para a manutenção da praça é justamente o valor histórico do local. “Nossa ideia, da comunidade que frequenta a praça, é tanto a questão da prática de esporte, educacional, social e de convivência, e queremos preservar o valor histórico e também o ambiente, o estado que hoje a praça está, dentro da forma que ela é utilizada”.

O professor é um dos idealizadores de um manifesto contra o fim da Praça das Águas, pois a Sanasa tem planos de utilizar boa parte da praça com um reservatório de água. Segundo ele, com o pedido, nenhuma alteração poderá ser realizada na praça até que o estudo seja concluído.

Há a ideia também da implantação de um museu que ficaria no reservatório sob a praça. “Assim como existe um museu da água em Piracicaba e Indaiatuba, Campinas também é pioneira nessa área, surgiu no mesmo período, então queremos criar um museu, pois temos um valor histórico, e vai ser voltado para educação de escolas no ensino fundamental”.

O reservatório foi construído em 1891 e ocupa uma área de 890 m2. As requalificações executadas ao longo dos anos na praça preservaram as características arquitetônicas originais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp rompe convênio com instituto de Israel em protesto à guerra em Gaza

Caminhão tomba em rodovia de Amparo e bloqueia parcialmente a via 

Prefeitos da RMC aprovam projeto-piloto para atender população em situação de rua

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.