Unicamp volta a obrigar uso de máscaras nos ambientes fechados

Foto: Unicamp

A Unicamp anunciou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra covid-19 nos ambientes fechados, como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, e no transporte interno e fretado da universidade. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (10) e a medida já está em vigor a partir desta sexta-feira (11) nos campi e colégios de Campinas, Piracicaba e Limeira. As aulas presenciais estão mantidas. A decisão foi tomada pelo Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus após o aumento de casos no estado e o surgimento de uma subvariante da Ômicron, apesar de ainda não haver registro de casos da BQ.1 em Campinas.

Outros dados que embasaram esta medida são relacionados ao aumento de internações no estado de São Paulo. Em leitos de UTI o crescimento foi de 56% em um período de duas semanas, passando de 288 para 448 internados. No mesmo período o número de internados em enfermaria saltou de 555 para 832 pacientes, um crescimento de 49,9%. Já em Campinas o índice de positividade de testes de covid-19 subiu de 3,8% para 6,3% de uma semana para outra. O comitê reforça que, mesmo com os novos registros, não há casos graves, e que a decisão é para evitar problemas.

Preferencialmente devem ser usadas máscaras cirúrgicas ou a do tipo PFF2. Alunos, professores e demais funcionários devem estar com o esquema vacinal completo, e com as doses de reforço. Em Campinas, a vacinação contra a covid-19 está disponível no Cecom exclusivamente para alunos e trabalhadores da Universidade, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta, mediante agendamento. Em março de 2020 a Unicamp foi a primeira universidade do país a suspender as aulas presenciais devido à pandemia.

No último fim de semana foi realizada a primeira fase do vestibular da Unicamp, e para a segunda fase, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, por enquanto não não há nenhuma alteração com relação a obrigatoriedade do uso de máscaras nas salas em que as provas são aplicadas, segundo a Comvest, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, que afirma ainda que seguirá as orientações das autoridades com relação a isso.

*Atualizado às 10h18

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.