Ouça ao vivo

Valinhos muda protocolo de atendimento na UPA por causa da covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Valinhos

A prefeitura de Valinhos mudou o protocolo de recepção de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento da cidade. O motivo é o aumento de casos de covid-19.

Agora, o paciente abre a ficha de atendimento na recepção, é chamado na triagem para a consulta de enfermagem e aguarda ser chamado para a coleta do teste rápido de covid-19.

Com o resultado em mãos, ele retorna à triagem para ser identificado com a pulseira de classificação de risco.

A cor verde significa que o resultado foi negativo e o atendimento será na clínica médica, enquanto a cor amarela indica resultado positivo e o paciente é encaminhado para a sala de isolamento de síndrome gripal, onde aguarda ser chamado pelo médico para realizar a consulta.

O objetivo, segundo a prefeitura, é ‘separar’ os pacientes com sinais de síndrome gripal dos demais que procuram atendimentos de urgência e emergência, evitando o contato e a proliferação dos vírus.

A secretaria da Saúde aponta que, entre os dias 7 e 11 de novembro, foram confirmados 52 casos.

Na semana seguinte, de 14 a 18 de novembro, foram 146.

Finalmente, só nesta semana, entre os dias 19 e 22 de novembro, mais 163 casos positivos foram computados.

Em relação às internações, na semana do dia 3 de novembro, 10 pacientes estavam internados nos dois hospitais da cidade. 

Na semana seguinte, no dia 10, esse número caiu para 7. 

Em 17 de novembro, os internados eram 13. Já nesta quarta-feira, 23, o total de pacientes internados em Valinhos é de 17.

Na Santa Casa de Valinhos, quatro pacientes estão na UTI e 12 na enfermaria. No Galileo, um paciente está na UTI e nenhum deu entrada na enfermaria.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade está em 24% na Santa Casa de Valinhos e 5% no Galileo. A taxa de ocupação de enfermaria é de 60% na Santa Casa e 0% no Galileo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.