Ouça ao vivo

Cantareira e rios da região registram bons níveis

Rio Atibaia - Foto: Guilherme Pierangeli

O nível do sistema Cantareira subiu 0,2% em relação a capacidade total segundo a atualização da Sabesp desta quinta-feira (22), e chegou a 38,8%. Em sete dias o aumento foi de 0.6 ponto percentual, o que demonstra uma redução no ritmo de aumento da capacidade preenchida, consequência da diminuição de chuvas. Há um mês, por exemplo, o Cantareira operava com 31,4% da capacidade preenchida, ou seja, houve crescimento de 7.4 pontos percentuais no período, o que é um nível considerável.

E a situação é muito melhor do que a registrada há um ano. Em 22 de dezembro do ano passado o Cantareira tinha 25,4% do volume preenchido. Este é o segundo maior nível para a data nos últimos cinco anos, ficando atrás somente de 2019, quando o Cantareira tinha um nível levemente maior, com 39,3% da capacidade preenchida.O Cantareira abastece parte da Grande São Paulo, e também auxilia no abastecimento das cidades da bacia PCJ, caso de Campinas, que obtém 95% do abastecimento no Rio Atibaia.

Rios

Em relação aos rios, o Atibaia chegou nesta quinta-feira (22) a níveis como 13 m³/s no ponto de captação de Valinhos; O Rio Jaguari, em Jaguariúna a 8,6 m³/s, e o Rio Piracicaba, em Piracicaba, a 45.3 m³/s, níveis considerados bons para a captação, o que faz com que o Cantareira não precise liberar muita água para a região, as vazões médias liberadas para os rios e represas da região estão ou no volume mínimo, caso do Jaguari e Paiva Castro, ou muito perto do mínimo, no caso do Atibainha.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.