O temporal que atingiu Campinas no início da tarde desta segunda-feira deixou rastros pela cidade que precisam ser monitorados pelos dias seguintes pela Defesa Civil. Foram registradas quedas de árvore, alagamento de imóveis e de vias públicas, em diferentes pontos da cidade, principalmente na região Sul.
Mesmo após o fim da chuva e dos alagamentos, os trabalhos continuam, como afirma o diretor do órgão na região, Sidnei Furtado.
Mesmo com o registro de chuvas isoladas praticamente por todo o fim de semana, o temporal desta segunda veio acompanhado de ventos fortes após um período de calor intenso e tempo abafado. A pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, explica que os temporais na região são formados na Amazônia pela umidade e o vento acompanha a formação das nuvens.
Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva foi de 47 milímetros em uma hora, das 11 às 12h desta segunda. Já o Cepagri registrou 51 milímetros no Jardim das Bandeiras no mesmo período. Paulínia e Valinhos também foram atingidos pelos temporais.