CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Árvores saudáveis podem cair com chuvas intensas, diz pesquisadora

A análise de amostras da árvore que causou a morte de um motorista em dezembro do ano passado na Rua General Marcondes Salgado, em Campinas, não constatou qualquer problema no
Árvores saudáveis podem cair com chuvas intensas, diz pesquisadora
Foto: Arquivo CBN

As quedas de árvores já causaram duas mortes em Campinas em menos de um mês. No dia 28 de dezembro do ano passado, um homem morreu após o carro em que ele estava ser atingido no Bosque dos Jequitibás e nesta terça uma criança de 7 anos não resistiu após um eucalipto cair sobre ela na Lagoa do Taquaral.

No caso dos Jequitibás, a análise das amostras da figueira branca pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) descartou que a árvore estivesse com alguma doença. Uma das autoras da pesquisa, Margarida Fumiko Ito, afirma que mesmo as árvores saudáveis estão suscetíveis a cair com temporais, que aumentam o peso das copas.

Vizinhos de parques e avenidas de Campinas têm constatado que algumas árvores na cidade estão tortas. A pesquisadora do IAC explica que isso não significa que ela esteja condenada ou com risco de queda.

O IAC costuma receber amostras das árvores que caíram para análise. Ainda não foi confirmado se a que causou a morte de Isabele Tiburcio Firmino, de 7 anos, nesta terça na Lagoa do Taquaral, será enviada ao instituto.

Compartilhe

Conteúdos