Ouça ao vivo

Casamentos aumentam e divórcios caem em Campinas em 2022

Foto: Guilherme Pierangeli

O total de casais em Campinas aumentou nos últimos anos, pois o número de casamentos subiu, e o de divórcios caiu em 2022, no comparativo com o ano anterior. É o que apontam os dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, a Arpen SP.

Os casamentos já haviam aumentado em 2021, e subiram mais em 2022. Em 2020 foram 5.621 casamentos em Campinas. Em 2021 o número saltou para 6.212, e em 2022 foram 6.936, 11,6% a mais que no ano anterior.

Mas será que isso vem impactando o mercado de casamentos? A resposta é: em termos. Quem trabalha no setor de locação de trajes para casamentos afirma que houve um aumento natural quando passou o período mais crítico da pandemia, porém, ainda não foi atingido o patamar de antes da pandemia.

É o que relata Rosimere da Silva, é proprietária de uma loja de locação de trajes no Centro de Campinas, e faz um comparativo entre o momento atual e o de antes da pandemia. “O retorno está acontecendo, mas de uma maneira mais calma, em torno de um 60% ainda, e tá difícil de aumentar, faz a cerimônia no civil e vamos almoçar na churrascaria, tá tendo uma procura muito grande nesse lado”.

Joyce Figueiredo é vendedora em uma loja no Centro de Campinas, e também relata que houve uma melhora, mas as festas tem sido menores, o que significa menos convidados, e menos trajes alugados. “As noivas não têm feito assim, ‘aquela’ festa, a maioria faz cerimônia no civil e uma comemoração na churrascaria, mas elas tem vindo, graças a Deus, o ano passado foi muito bom pra gente, só agora em janeiro que deu uma caída, mas acredito que por conta das festas de final de ano, e acredito que a partir de fevereiro vai dar uma melhorada”

E além de estar havendo mais casamentos, também houve menos divórcios extrajudiciais registrados em Campinas em 2022 no comparativo com o ano anterior. Em 2020 foram 745, 7,5% a mais que no ano anterior. Em 2021 o número subiu 4%, indo para 775. Mas em 2022 houve queda de 7,7%, e foram registrados 715 divórcios, o menor número em três anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.