Comunidade da Praça do Coco demonstra preocupação com situação de árvores

Foto: Guilherme Pierangeli

Uma árvore de grande porte caiu na Praça do Coco, em Barão Geraldo, durante a terceira semana de janeiro, quando Campinas teve dias sucessivos com chuvas intensas. Segundo frequentadores da praça e expositores da Feira de Barão, a árvore só foi retirada do local mais de 10 dias depois, nesta segunda-feira (30). Um dos responsáveis pela feira, Omar Batarce, registrou o momento da retirada da árvore. No local ficaram para trás alguns pedaços cortados da árvore, além da base e as raízes, caídas em 90 graus.

Árvores de grande porte próximas ao parquinho – Foto: Guilherme Pierangeli

Melissa Oliveira é atendente em um comércio em frente ao local da queda. Ela afirmou que caso a árvore tivesse caído no sentido oposto, provavelmente teria atingido o comércio em que ela trabalha. Ela demonstra preocupação quanto ao trabalho de manutenção das árvores da praça, e da cidade em geral. “Não me parece existir um manejo próprio das áreas verdes e dos parques, por exemplo, em frente à minha casa há uma árvore e a gente nunca sabe para quem ligar, quem é o responsável, passa pra lá e pra cá, é a CPFL se engancha em um fio, ou não é… Então aqui a gente se preocupa agora na época das chuvas eu pessoalmente acredito que não exista nenhum plano de manejo para as áreas verdes”.

A praça conta com várias árvores, de portes variados. Algumas, de grande porte, ficam próximas a um quiosque da praça e também ao parquinho, onde crianças costumam brincar.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que o Departamento de Parques e Jardins priorizou a retirada de árvores em vias públicas, para desobstruir passagens. Parte dos pedaços foi recolhida e o restante será retirado. Foram mais de 300 árvores caídas em cerca de 15 dias por causa das chuvas, dos ventos e do solo encharcado. Desde quarta-feira o DPJ iniciou a recolha nas praças e calçadas. As árvores das praças abertas estão sendo avaliadas pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos. Se necessário, recebem poda ou outro tipo de intervenção. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.