Janeiro está entre os meses mais quentes do ano, com temperaturas que em Campinas costumam ultrapassar os 30 graus na maioria dos dias. Mas, para a alegria de alguns e o desespero de outros, neste ano o mês começou com temperaturas bem abaixo da média.
Especialmente nesta sexta-feira, a mínima foi de 16 graus. Temperaturas mais baixas que estas em Janeiro só ocorreram em Campinas há 21 anos , em 2002, quando foi registrado 14 graus.
A maioria das pessoas com quem a CBN Campinas conversou nas ruas ficou de mau humor ao acordar com a sensação de estar no Inverno em pleno Verão. Mas também tem aqueles que gostaram.
Lucia dos Santos é do time que não gosta. Além disso, ela trabalha à noite e o frio lhe causa muito desconforto. Foi difícil achar alguém animado na manhã desta sexta. Mas, a reportagem encontrou Marcela Baiana toda feliz nas ruas do centro de Campinas desfilando com o sobretudo que ela já tinha guardado no fundo do armário. Ela gosta de frio e considera mais elegante as roupas de Inverno. Mesmo assim, ela estranhou o clima.
Já o engenheiro civil, Daniel Prenha, não tem preferência pelo frio ou pelo calor. Mas, ele considera que o certo seria estar sentindo calor nesta época.
A explicação para este frio fora de época é uma forte influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Essa condição não deverá durar muito tempo, já que a tendência é de que o La Niña termine no decorrer da estação, com o Pacífico entrando em estado de neutralidade (sem La Niña ou El Niño).