Ouça ao vivo

Lula é empossado presidente do Brasil no Congresso Nacional

Foto: Reprodução/TV Brasil

Sob os gritos de “viva a democracia”, Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado presidente da República, e Geraldo Alckmin como vice-presidente pelos próximos quatro anos.

A cerimônia de posse começou às 15h01, após Lula ser recebido pelos parlamentares no plenário, que o cumprimentaram e tiraram fotos.

Ao assinar o termo de posse, Lula quebrou o protocolo, e contou uma história. Afirmou que assinava o documento com uma caneta que ganhou de um eleitor em 1989, na primeira disputa eleitoral da redemocratização. Ele não fez isso em 2002 porque não tinha encontrado o objeto, e em 2006 tinha feito a assinatura com a caneta do Senado.

O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, e Geraldo Alckmin, vice-presidente empossado, também usaram a mesma caneta para assinar o termo de posse.

No discurso oficial, Lula agradeceu o “voto de confiança” e disse que a “democracia foi a grande vencedora”, mesmo com grande utilização “dos recursos públicos”, citando o antecessor, Jair Bolsonaro (PL)

Lula foi eleito no segundo turno das Eleições 2022 com 50,90% dos votos, após uma grande disputa com a chapa de Bolsonaro, que recebeu 49,1% da preferência do eleitorado brasileiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.