Ouça ao vivo

Escola de Monte Mor é alvo de atentado; adolescente de 17 anos foi apreendido

Foto: Redes sociais

Uma escola pública de Monte Mor foi alvo de um atentado na manhã desta segunda-feira (13). O ataque foi praticado por um ex-aluno, de 17 anos, que durante o ataque portava uma machadinha e um revólver calibre 32 com a numeração raspada. Ele usava roupas pretas, e uma faixa vermelha no braço com uma suástica, símbolo do nazismo. O menor foi apreendido pela Guarda Municipal.

Apesar de ele arremessar bombas caseiras contra a escola, ninguém se feriu, pois o menor não conseguiu entrar no prédio da Escola Estadual Professor Antônio Sproesser. Pela manhã e à tarde funciona no prédio a Escola Municipal Vista Alegre, com 300 alunos com idades entre 12 e 15 anos, e no período noturno funciona no local a Escola Estadual Professor Antônio Sproesser, com alunos a partir de 15 anos.

Denival de Santana, inspetor da Guarda Municipal de Monte Mor, atendeu a ocorrência, e relatou que o menor chegou de carro, e atirou as bombas caseiras, feitas com garrafas cheias de combustível. “Foram jogadas pelo menos quatro bombas no interior da escola, felizmente não houve vítima, houve algum tumulto, as crianças ficaram com medo, um barulho estrondoso, três quarteirões abaixo conseguimos abordar o indivíduo, ele não relutou, e nem passou informações, há informações que havia um veículo e outra pessoa no apoio, porém não confirmado até o momento se havia outra pessoa com ele”. O inspetor também relatou que uma equipe foi até a casa do jovem, e no local foi encontrada uma carta com símbolos nazistas, e nela estava registrado o desejo de atacar especificamente a escola Antônio Sproesser. Também foi localizada uma réplica de fuzil, e livros de referência ao nazismo.

Anderson Palmieri, secretário de Segurança de Monte Mor, relatou o motivo de o menor não ter conseguido entrar na escola. “A grade da escola estava fechada, então isso, com certeza, impediu ele de causar um mal maior, todos os alunos foram liberados, então está, todo mundo, creio eu, são e salvo em casa”.

A secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, relatou que alunos e professores ficaram assustados, e falou sobre a retomada das aulas na escola municipal. “Olha, o mais rápido possível, pois foi uma ação isolada, infelizmente fomos vítimas de um inconsequente, se Deus quiser tudo se tranquilizará, e as aulas retornarão”.

Em nota, a Prefeitura de Monte Mor informou que o ocorrido foi um ato isolado, que busca tranquilizar todas as famílias, pais e responsáveis, de alunos da rede municipal de ensino, e que repudia todo e qualquer ato de violência.

Já a Secretaria Estadual de Educação informou que lamenta o ocorrido, ressalta que não houve nenhum ferido, e afirma que a Diretoria de Ensino de Capivari e a unidade escolar estão à disposição das autoridades para auxiliar na investigação. Ainda segundo a nota, a segurança da unidade será reforçada com o apoio da ronda escolar, e as aulas da rede estadual deverão ocorrer normalmente após a perícia ser realizada.

Após ser apreendido, o menor foi levado à Delegacia de Polícia de Monte Mor.

*Atualizado às 13h38

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.