Ouça ao vivo

Itens do café da manhã tiveram alta nos preços em 12 meses

Segundo levantamento do IBGE, o café subiu 14% nos últimos 12 meses no estado de São Paulo.
Foto: Guilherme Leal

Você gosta de café doce ou amargo? Para a maioria dos brasileiros hoje essa bebida tão tradicional tem saído mais “salgada”. Pelo menos quando se trata do preço. Isso porque segundo levantamento do IBGE, o café subiu 14% nos últimos 12 meses no estado de São Paulo. Porém, ele não está sozinho. Em outras regiões do país foram registrados aumentos no queijo, ovos, bolo, pão francês e também na manteiga.

Além dos consumidores, quem tem negócios ligados a esses itens tem tido dificuldades. É o caso do comerciante Walter Luis. Ele tem uma banca em que vende produtos do café da manhã na esquina das ruas Ferreira Penteado com a avenida Irmã Serafina. No ramo há 6 anos, ele conta que precisou reajustar os preços para poder se equilibrar.

“Precisei fazer as contas pra não ter prejuízo, mas também não dá pra aumentar muito senão o cliente vai embora,” explica.

A Vânia Braga é dona de um quiosque na avenida Francisco Glicério. Ela conta que desde o fim das restrições da pandemia de Covid-19, os produtos do café da manhã subiram bastante. As altas sucessivas prejudicam o retorno financeiro. “A gente ainda não se recuperou 100% e claro ir ao mercado e ver os preços mais altos não ajuda em nada nesse processo,” afirma.

O economista Adnan Jebailey explica que o aumento dos itens do café da manhã está atrelados às condições climáticas e fatores externos. No caso do leite, segundo o economista, a falta de chuvas em determinadas regiões, pode explicar o aumento dos preços.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.