Ouça ao vivo

Maternidade nega que morte de 3º bebê tenha sido por surto de diarreia

Foto: Divulgação/Maternidade

O Hospital Maternidade de Campinas, em nota divulgada na noite desta sexta-feira, se diz “surpreendido” por um auto de infração emitido pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

A ‘multa’ foi por manter internados 31 bebês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, após a interdição de 20 leitos, “devido ao número insuficiente de profissionais para atendimento dos bebês”.

A unidade também nega que a morte do terceiro bebê em menos de um mês tenha sido causada pelo surto de diarreia detectado no começo do mês.

A informação repassada pela secretaria de Saúde é de que o óbito teria relação com os casos de gastroenterite registrados entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

“Não há qualquer relação entre o óbito ocorrido ontem com o surto de diarreia que foi controlado no dia 9 de fevereiro, como já constatado pela própria Prefeitura de Campinas e pela Vigilância Sanitária.  Por força da lei, o Hospital é impedido por fornecer quaisquer informações sobre seus pacientes, devido ao sigilo profissional.  Vale lembrar, no entanto, que a UTI Neonatal atende recém-nascidos a partir de 390 gramas, com malformações e outras comorbidades, sendo referência para prematuridade extrema”, informou a Maternidade.

A polêmica dos leitos de UTI Neonatal começou após a interdição de 20 leitos por falta de funcionários. A Maternidade confirmou que faltam profissionais específicos para cumprir os plantões, já que há poucos disponíveis no mercado de trabalho.

Sem contar a crise financeira que atinge a instituição de forma mais grave desde a pandemia de covid-19.

Sobre a autuação por manter 31 bebês na UTI, a Maternidade afirma que aguarda vagas em outras unidades do Estado, que não estão disponíveis no momento.

“A transferência dos bebês internados em sua UTI Neonatal depende, imprescindivelmente, da disponibilidade de vagas em outros hospitais no Estado de São Paulo. Essa transferência não pode ser feita pela Maternidade de Campinas, sendo uma função exclusiva da Central de Regulação do Governo Estadual e operacionalizada pela Prefeitura de Campinas”, acrescenta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.