Ouça ao vivo

Campinas é recordista nacional em doação de córneas

Contrariando especialidades médicas que tiveram queda nos atendimentos e cirurgias de urgência e emergência, o Banco de Olhos de Sorocaba registrou crescimento recorde no número de doações, com 2,5 mil transplantes e 14 mil córneas. O maior número de doações do Brasil partiu de Campinas, que cedeu 1.827 córneas à entidade.
Foto: Divulgação/BOS

O Banco de Olhos de Sorocaba, uma das maiores instituições da especialidade no Estado de São Paulo, registrou recordes de atendimentos e doações de córneas no ano passado. No período mais crítico da pandemia, consultas e cirurgias de urgência e emergência tiveram queda, mas a entidade teve crescimento.

Em todo o ano passado, foram feitos mais de 431 mil atendimentos e mais de 2,5 mil transplantes, com a doação de cerca de 14 mil córneas. A cidade que mais forneceu o órgão em todo o Brasil foi Campinas, segundo o superintendente do Banco de Olhos, Edil Vidal de Souza.

Por lei, a doação de córnea pode ser feita somente por pessoas que morreram. Por isso, o superintendente do Banco de Olhos explica que quem pretende doar já deve conversar com a família para que mais pacientes com problemas de visão possam ser atendidos.

O Banco de Olhos de Sorocaba atende a cidade e as regiões de Campinas e Vale do Paraíba. Com as doações, a fila de espera para quem precisa de um transplante de córnea é de apenas uma semana em média. Em outros locais do país, chega a cinco meses. Informações sobre como doar ou solicitar atendimento estão disponíveis por meio do site bos.org.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.