Ouça ao vivo

Unicamp desenvolve novas tecnologias para uso de smartphones

Governo do Estado/Divulgação

Um grupo de 23 professores realiza um trabalho na Unicamp para trazer tecnologias que otimizem o uso dos aparelhos de telefonia celular. O espaço do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas, já está em operação na universidade.

As pesquisas buscam novas funções para os smartphones não somente no dia a dia das pessoas, mas também de empresas. O professor de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Unicamp, Ricardo Gudwin, exemplifica o trabalho com algo que muitas vezes atrapalha os usuários de celular, que é a rápida descarga da bateria, quando o dono do celular nem sabe porque descarrega tão rápido.

Segundo o professor da Unicamp, a tecnologia estudada pelo hub pode até mesmo ser empregada diretamente no smartphone que já sai da fábrica otimizado para o usuário e com novas funções da inteligência artificial. Para isso, existem fabricantes interessados no trabalho.

O projeto de inteligência artificial do grupo já existe há sete anos e o hub começou a funcionar em março de 2023. A pesquisa ainda está em fase de testes e a ideia dos pesquisadores é desenvolver um programa gratuito para aperfeiçoar as funções do celular. O Ministério da Ciência e Tecnologia apoia o trabalho, feito exclusivamente por pesquisadores brasileiros, e um aporte de R$ 16 milhões, vindo da Lei da Informática, foi aplicado no hub.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.