Ouça ao vivo

Valinhos segue com obras emergenciais após chuvas de terça-feira

Foto: Prefeitura de Valinhos

A prefeitura de Valinhos segue tentando recuperar pontos da cidade que foram atingidos pela tempestade da última terça-feira.

Dois locais considerados críticos, a Rua Laerte de Paiva, no Macuco, e a Rua Ernesto Pochio, no Jardim Jurema, já passaram por este trabalho. 

As duas foram priorizadas no cronograma de ações do pacote de aproximadamente R$ 14 milhões. 

O objetivo é prevenir consequências graves decorrentes da falta de intervenções anteriores nestes locais associada agora aos índices recordes de chuvas. 

Riscos de rompimento de tubulações, além de deslizamentos de solo e até de abertura de buracos de vias são alguns fatores que motivaram as obras emergenciais.

Na Rua Laerte de Paiva, o trabalho segue na etapa de desvio do rio e rebaixamento da base do solo para início da concretagem da via. A rua está interditada e maquinários trabalham durante toda essa semana no local. 

Já na Rua Ernesto Pochio está sendo executada a recomposição dos tubos do córrego, além da contenção provisória do barranco como prevenção para possíveis estragos com as fortes chuvas. As equipes já realizaram também a abertura da vala para posteriores intervenções. 

Outros pontos também passam por obras, como na Rua Antonio Musselli, onde a rua desabou; e na ponte de madeira do Bairro Sigristi, que é acesso para a escola e tinha risco de cair.

Já na Rua Ricardo Capovilla e no Reforma Agrária já foram feitos estudos de solo, e os trabalhos de recomposição devem começar na semana que vem.

Valinhos registrou, nesta terça-feira, 93mm de chuva das 13h às 17h, segundo dados da Defesa Civil. 

No mês, o acumulado foi de 195,80 mm, 110,7% acima da média mensal esperada, que era de 176,87mm. 

Em janeiro, a cidade já havia registrado recorde de chuvas no histórico apurado desde janeiro de 2016.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.