A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou nesta sexta-feira (12) o primeiro óbito causado pela dengue em 2023. A vítima é uma mulher, de 24 anos, que morava no bairro Jaguari e faleceu no dia 16 de abril. Segundo a Secretaria de Saúde do munícipio, ela começou a apresentar sintomas no dia 10 de abril, com quadro de febre, dor muscular, náusea e vômito. No dia 15 de abril, foi internada no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, e faleceu no dia seguinte.
De acordo com a Vigilância, o município foi notificado sobre a confirmação do caso nesta quinta-feira (11). O exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz foi o PCR, que detectou o sorotipo DENV1. O resultado do exame de outro paciente, que também teve a morte suspeita pela doença, foi negativo. Portanto, não há nenhum outro caso de óbito suspeito na cidade.
Este é o primeiro óbito por dengue registrado este ano em Americana. Em 2022, foram 4.304 casos confirmados de dengue com oito óbitos notificados. O Programa Municipal de Controle da Dengue destacou que o cenário atual é muito diferente, se comparado com 2022. De janeiro até agora, o município teve 307 casos confirmados de dengue.