Ouça ao vivo

5ª via mais perigosa de Campinas, Av. Ruy Rodrigues é cenário de infrações de trânsito

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Uma ação educativa promovida pela Emdec na Avenida Ruy Rodrigues, no cruzamento com a Avenida Sinimbú, tentou mostrar aos pedestres a importância de usar a faixa corretamente para atravessar a via, a quinta onde são registrados mais acidentes com vítimas em Campinas. O trecho fica em frente à Escola Estadual Professor Benevenuto Torres, no Parque Universitário, e é conhecido pela grande circulação alunos. A dinâmica, realizada na última sexta-feira (12), faz parte da campanha Maio Amarelo. Mas, de acordo com quem mora na região, os pedestres não são o problema.

Os motoristas é que não respeitam o semáforo e passam em alta velocidade pelo cruzamento. Um radar foi instalado pela Prefeitura logo depois do semáforo, no sentido bairro, o que segundo o aposentado Ulaldemir Gonçalves, não intimida quem atravessa o sinal vermelho.

Além das crianças e adolescentes que atravessam a Avenida Ruy Rodrigues diariamente, muitos idosos usam a via, que faz faz parte do trajeto para chegar ao posto de saúde do bairro. O aposentado Expedito Alcântara conta que essa é uma tarefa difícil e perigosa.

Já Maria de Lourdes Arruda conta que pra atravessar o cruzamento com a Avenida Sinimbú, não basta é esperar o sinal para pedestres ficar verde, já que motoristas e motociclistas não respeitam o sinal de parada.

Em 2022, 28 pedestres morreram nas vias urbanas de Campinas. Ao todo, 26% das mortes foram registradas em ruas e avenidas. A Avenida Ruy Rodrigues faz a ligação da região do Vida Nova com o Jardim Novo Campos Elíseos, sendo o principal elo com a região da Avenida das Amoreiras e o corredor Ouro Verde.

A reportagem da CBN entrou em contato com a Emdec para saber se alguma mudança no trânsito é estudada no cruzamento com a Avenida Sinimbú. Em nota, a autarquia informou que a região conta com equipamento de fiscalização eletrônica, redutores de velocidade (lombadas) e a sinalização viária foi reforçada recentemente no entorno da unidade escolar.


Para coibir as situações de desrespeito à sinalização e excesso de velocidade relatadas pelos moradores, a Emdec afirmou ainda que realiza diversas ações educativas. A redução da velocidade foi tema da campanha “#desacelera – A vida já passa muito rápido”, lançada para conscientizar que a mudança de comportamento dos condutores pode prevenir mortes e feridos graves no trânsito, especialmente nos casos em que o excesso de velocidade é o principal fator de risco.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.