A discussão sobre como melhorar a relação entre alunos e escola por meio dos conceitos socioemocionais foi tema do 2º Fórum Diálogos na Educação, promovido pelo Instituto EP nesta quinta-feira.
O evento reuniu professores e dirigentes de ensino de vários municípios que recebem o sinal da EPTV no auditório da emissora, em São Carlos.
A psicanalista Vera Iaconelli, autora de vários livros sobre como lidar com os filhos, especialmente nessa fase tão digital que nós estamos, comentou que o papel da escola tem que ser repensado não apenas como um local de aprendizado de um tema específico.
Ela fez a abertura oficial do evento, que também já começou com o compartilhamento de histórias de alguns dos profissionais.
Mas as perguntas e dúvidas não foram as únicas questões levantadas durante o encontro. O Fórum também debateu, em rodas de conversa, temas como lidar com a diversidade nas escolas, a ligação muito maior que existe entre a arte e a educação e o papel social do professor.
Sobre isso, Zilda Del Prette, professora titular da UFSCAR, liderou um dos grupos, e conversou que, hoje, o educador tem um papel maior do que apenas ensinar.
Isso é possível, e talvez seja o principal desafio e lição que se deixa do evento desta quinta-feira.
É o que também considera Juliana Gebrin, do Instituto EP.
Ainda durante o evento, foi apresentado o projeto ganhador do concurso cultural promovido pela EPTV. O “Escola de Pais”, criado pelo professor Jorge Torres, da Escola Estadual José Martins de Toledo, no distrito de Artemis, em Piracicaba, realiza encontros entre o corpo docente, educadores, profissionais, psicólogos, representantes do bairro, da segurança pública, líderes religiosos e os alunos, pais e responsáveis pelos estudantes.