Ouça ao vivo

Menos de 0,1% dos vacinados contra covid tiveram reação em Campinas

Foto: Prefeitura de Americana

Duas mil e quinhentas pessoas tiveram algum tipo de reação por causa das vacinas contra covid-19.

O número pode parecer alto, mas preste atenção agora: Campinas aplicou 3.215.069 doses de vacinas desde o começo da campanha. E nenhuma morte foi confirmada por causa disso.

As informações foram divulgadas pela secretaria de Saúde como uma forma de tentar incentiva a procura pela vacinação. Por conta das fakes news que até hoje continuam sendo espalhadas, os moradores de Campinas não vão se imunizar.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Andréa Von Zuben, explica que esse número era absolutamente esperado, e que, após verificações e investigações, a maioria não tinha relação com a vacina.

A aplicação das vacinas monovalentes, aquelas primeiras que nós tomamos, por exemplo, no começo da campanha, vai continuar até o fim das doses. Mas, a partir de agora, apenas as bivalentes vão estar disponíveis. Elas garantem uma proteção maior, especialmente contra a variante Ômicron.

Sobre os dados, até agora 4% das pessoas entre 18 e 59 anos se imunizaram; outros 49% maiores de 60 já tomaram a vacina, e 11% maiores de 17 procuraram a dose. São números considerados ainda baixos.

A diretora do Devisa reforça que o fato de tomar vacina não significa que você não vai ficar doente, mas pode não desenvolver sintomas mais graves.

A prefeitura está fazendo busca ativa nos asilos e avalia a possibilidade de ir em empresas ou locais com grande movimentação de pessoas, como o Instituto Padre Haroldo, instituição que foi visitada há poucos dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.