Ouça ao vivo

Pedestres são quase um terço das vítimas no trânsito em Campinas

Foto: Arquivo CBN

O boletim divulgado pela Prefeitura mostra que 151 pessoas perderam a vida no trânsito de Campinas em 2022, número equivalente ao de 2021. O total corresponde a uma morte no trânsito a cada dois dias. Quase um terço das vítimas são pedestres, com aumento de 17% em relação ao ano anterior, e 48 mortos; 21 deles estavam alcoolizados. Onze atravessaram fora da faixa de pedestres. Outros nove foram atropelados por veículos em alta velocidade. O prefeito Dário Saadi afirma que nos 18 pontos mais críticos da cidade, novos radares foram instalados, o que reduziu os óbitos no trânsito.

Em Campinas, as ocorrências de trânsito também foram a principal causa das mortes entre os jovens de 15 a 20 anos em 2022. Do total de 151 óbitos registrados no trânsito durante ano passado, 51% foram de pessoas entre 30 e 59 anos; e 47% de motociclistas ou garupas. Esses números vão nortear as ações da Prefeitura durante a campanha Maio Amarelo.

O mapeamento também inclui as cinco vias urbanas mais perigosas, que concentraram cerca de 26% dos óbitos em 2021. A Avenida John Boyd Dunlop lidera o ranking, seguida pela Avenida Amoreiras, Via Expressa Waldemar Paschoal, Avenida Presidente Juscelino e Avenida Ruy Rodrigues. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, cita as próximas ações nestes pontos.

O movimento “Maio Amarelo 2023 – Toda vida importa’ também contará com ações educativas, palestras, e iluminação especial em prédios públicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.