Ouça ao vivo

Voluntários descobrem doenças silenciosas após exames de rotina

Um mapeamento da saúde em Vinhedo foi feito em uma parceria da prefeitura da cidade com um laboratório particular. Foram examinadas mais de 1,6 mil pessoas e 20% delas tinham hipertensão e não sabiam. A doença é descoberta rapidamente, com aferição de pressão arterial.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e um laboratório particular realizou exames de rotina em voluntários da cidade, que geralmente não passam por check-up. Em uma amostragem de 1676 pessoas, 30% afirmaram ter algum tipo de doença crônica, como diabetes, hipertensão, doença renal ou colesterol alto. Já 70% afirmaram que nunca receberam algum diagnóstico desse tipo. 

A CEO do laboratório responsável pelos exames, Lygia da Veiga Pereira, explica que o diagnóstico precoce facilita o tratamento e desafoga o sistema de saúde.

A ideia de se mapear a saúde da população de uma cidade por meio de amostragem após bateria de exames começou em Vinhedo, mas deve se expandir por outros municípios, segundo a médica responsável pelo programa.

Os estudos na cidade da Região Metropolitana de Campinas começaram em janeiro e terminam nesta terça, dia 17 de maio. No ano que vem, os voluntários serão reavaliados para o laboratório traçar o perfil de saúde dos habitantes, que doam sangue para que se guarde o DNA delas e seja feito o mapeamento genético.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.