Em votação única e por unanimidade, os vereadores de Campinas aprovaram a criação do Memorial da Câmara, destinado à divulgação e pesquisa sobre o acervo de fotos e outros objetos e documentos do passado histórico da cidade que estão sob a guarda da Casa de Leis.
O Memorial também deve realizar programas de ação educativa, social e editorial destinados a estreitar o vínculo da Câmara com a população em geral.
A proposta do Memorial ainda prevê o planejamento e a coordenação de pesquisas de caráter histórico, educativo e cultural, bem como a formação de parcerias com órgãos públicos e instituições privadas para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades de interesse cultural.
Está prevista ainda a realização de exposições temporárias ou itinerantes e a criação de um espaço no site oficial da Câmara que permita pesquisas sobre informações a respeito de nomes de ruas, praças, avenidas e logradouros.
Também foi aprovado, em primeira votação, o projeto de Lei que cria o Programa Descarte Consciente.
A proposta determina que, uma vez por mês, em um dia definido pelo próprio Executivo, devem ser arrecadados objetos que ainda possam ser utilizados para que sejam doados a famílias carentes.
Esses objetos para reutilização podem ser roupas, brinquedos, calçados, tudo que esteja em condições de uso e que possam ser coletados sem a necessidade de uma máquina.