Ouça ao vivo

Gradil no cemitério da Saudade gera polêmica; local receberá cerca viva

Guilherme Leal/CBN Campinas

A nova modalidade adotada pela Prefeitura de Campinas para reconstruir o muro do cemitério da Saudade tem dividido opiniões. Antes muros brancos e bem altos cercavam o local. Porém, eles vieram abaixo nas últimas chuvas e o local agora está sendo protegido novamente.

O maior cemitério de Campinas que abriga 32 mil sepulturas ganhou, além de um muro,um gradil verde, revelando as sepulturas do local. A proposta é que sejam instaladas plantas na grade formando uma cerca viva para esconder a parte interna do espaço. Mas até agora os moradores e quem passa pelas vias do entorno não estão aprovando totalmente a ideia.

A cuidadora de idosos Cristina Casale mora na região do cemitério da Saudade há 15 anos. Ela reconhece que uma obra deveria ser feito no local e que agora a estrutura aparenta ser mais segura. Porém, acha que o gradil da forma como está hoje deixa o local exposto.

O porteiro Alfredo Galete gostou da obra, mas espera que haja cuidado na conservação pelo município e os moradores

O dublador Rogério Ferreira caminha na avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza bem na frente do cemitério. Ele acredita que a maneira como o local está hoje tira a privacidade das pessoas que estão velando os entes queridos.

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, prevê a demolição do muro antigo e a construção de 1.076 metros lineares do novo muro, que terá em média 1,50 metro de altura. Também haverá a instalação de gradil com 2 metros, totalizando 3,50 metros de altura no cercamento do campo santo. Por fim, será plantada cerca viva em toda a sua extensão.

A obra de construção do novo muro tem duração estimada de seis meses e começou em março. Segundo a prefeitura, a reconstrução é a primeira intervenção no local que prevê a revitalização do espaço que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Sobre a polêmica do gradil a Setec explicou que a nova configuração do muro tem objetivo de “proporcionar mais leveza e suavidade à obra”,”causando melhor impressão os munícipes que passam pelo local.”

Disse ainda que a visibilidade do gradil têm dificultado os furtos no espaço, mas contra as reclamações, a autarquia reforçou a previsão do plantio de uma cerca viva em todo o entorno.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.