Ouça ao vivo

Prefeitura vai fazer “censo” de capivaras em parques de Campinas

Foto: Arquivo CBN

A prefeitura de Campinas começa, nesta quarta-feira, a fazer uma espécie de ‘censo’ para descobrir quantas capivaras habitam os três principais parques públicos da cidade.

A capivara é o principal hospedeiro do carrapato-estrela, que, quando contaminado, transmite a bactéria que causa a febre maculosa. Campinas tem seis mortes pela doença este ano, sendo que quatro foram registradas após uma festa na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, onde há um surto em andamento da doença.

A ação começa no Parque das Águas, no Parque Jambeiro, e vai passar pelo Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, em Barão Geraldo, e o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Rodovia Heitor Penteado.

O trabalho será de responsabilidade da secretaria do Verde, e o objetivo é, após o levantamento das informações, pedir o manejo ou a esterilização dos animais junto à secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Na semana passada, em parceria com uma universidade privada, a população de capivaras já havia sido feita na Lagoa do Taquaral, onde foram identificados dois grupos com 48 animais no total.

Já no Lago do Café, 28 capivaras foram contadas, dividindo-se em dois grupos, um no primeiro lago, na entrada do parque, e outro no terceiro.

Após a conclusão do levantamento e autorização do governo estadual, a Prefeitura de Campinas abrirá licitação para contratar uma empresa e esterilizar as capivaras (incluindo os machos, fêmeas e filhotes).

Todos os animais vão ser microchipados e vão receber uma marcação que indique a castração.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.