Ouça ao vivo

Campinas registra 190 acidentes envolvendo pipas em 2023 

Foto: Pixabay

Com a chegada das férias escolares, muitas pessoas aproveitam para passar mais tempo com os filhos. Uma das atividades mais comuns é empinar pipa. O grande problema é que essa brincadeira, sem os devidos cuidados, pode acabar em uma tragédia ou até mesmo morte. 

Campinas registrou 190 casos de acidentes envolvendo pipas entre janeiro e maio de 2023. A boa notícia é que a cidade registrou uma queda nesses casos. Neste mesmo período, mas em 2022, foram registrados 214 casos. No ano todo foram 712. 

E um dos principais causadores desses problemas é empinar a pipa próximo à rede elétrica. O contato com os fios pode causar curto-circuito, causando quedas de energia, além de existir a possibilidade de rompimento dos cabos, que pode causar graves riscos às vidas das pessoas. 

De acordo com o Consultor de Relacionamento da CPFL Paulista, Fernando Amaral Zica, é necessário procurar locais adequados para realizar essa soltura da pipa. 

Além disso, outro grande causador de acidentes é o cerol, que é proibido por lei. Segundo o consultor, a linha “chilena” é extremamente cortante e tem um alto poder de condução de eletricidade. 

Vale reforçar para nunca tentar resgatar ou remover uma pipa de fios, muito menos utilizar bambus para tentar isso. Também nunca soltar pipas em dias de chuva, com incidência de raios. 

Caso a pipa enrosque na rede elétrica, a primeira coisa a se fazer é ficar longe do local e entrar em contato com a distribuidora. Caso haja vítimas, é necessário acionar o Samu ou, então, o Corpo de Bombeiros. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.