Ouça ao vivo

Apagão: cidades da região estão com energia normalizada

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O apagão que atingiu 25 Estados e o Distrito Federal também causou efeitos na Região Metropolitana de Campinas. Ouvintes da CBN começaram a relatar a falta de energia em Santa Bárbara d’Oeste por volta de 8h20.

A partir daí, o efeito cascata. Aos poucos, cidades como Hortolândia, Piracicaba, Limeira e bairros de Campinas, como o Ouro Verde, Vila União, Jardim Santa Lúcia, Parque São Quirino e a região do Aeroporto de Viracopos ficaram sem energia.

Muitos semáforos apagaram em vários trechos, como na Avenida John Boyd Dunlop, e na Avenida Aquidabã, no cruzamento com a Barão de Jaguara.

Em Barão Geraldo, o apagão durou aproximadamente cinco minutos. Na região do Parque Prado, houve apenas um pico de energia. No centro, não foi registrada queda de energia. Ouvintes também não relataram anormalidades em Indaiatuba.

O Aeroporto de Viracopos não ficou fechado. Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, o gerador teve um pico, mas não houve queda de energia na área aeroportuária. Nenhum voo foi atrasado por causa disso.

Na Rodoviária de Campinas houve também um pico de energia, mas nenhuma saída ou chegada de ônibus foi afetada.

A prefeitura informou que vários semáforos foram afetados. Mas dois equipamentos tiveram danos. A equipe de manutenção da Emdec está trabalhando para consertar os farois.

Os reflexos do apagão também foram sentidos a Saúde. Algumas unidades de saúde do município ficaram sem energia por um curto período na manhã. A interrupção, que, segundo a prefeitura, durou aproximadamente meia hora, atingiu as regiões Sul e Sudoeste e causou pequenos atrasos nos atendimentos.

Na região do Campo Belo, apenas o CS São Domingos ficou com instabilidade na rede. No entorno dos DICs, as vacinas que estavam armazenadas no Centro de Saúde Santo Antônio foram levadas para outra unidade devido à falta de energia e problemas na refrigeração. Outras unidades tiveram atrasos nos atendimentos, mas tudo foi resolvido após a volta da energia.

No Hospital Ouro Verde, não houve reflexo na área assistencial, mas houve atraso nos atendimentos no ambulatório porque que os computadores saíram do ar. No Hospital Mário Gatti, nenhum problema foi registrado.

Não houve alterações nas aulas das escolas e creches municipais.

O Ministério de Minas e Energia emitiu uma nota, dizendo que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em Estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira, que também afetou estados do Sudeste.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A CPFL, que é responsável pela distribuição de eletricidade de mais de 200 cidades do interior paulista, incluindo a região de Campinas, informou que houve desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

A Neoenergia Elektro, que abastece a região de Limeira, confirmou que até às 9h todas as operações haviam sido restabelecidas. Pelo menos 76 mil pessoas ficaram sem energia em Limeira, 9 mil em Cordeirópolis e Mogi Guaçu e 4 mil em Mogi Mirim, totalizando 28% de toda a área de cobertura da empresa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.